Prescrição Digital – Uma nova rotina para um novo atendimento

Prescrição Digital – Uma nova rotina para um novo atendimento

Ter uma rotina de cuidados com a saúde é extremamente importante num mundo em que as pessoas procuram cada vez mais  clínicas e hospitais em busca de cura e cuidado para suas dores e doenças.

Dentro desse cenário percebe-se que atualmente, a palavra “cuidado” atingiu uma amplitude muito maior do que em períodos anteriores. Cuidar não significa apenas atender ou apenas prescrever. Cuidar ganhou uma amplitude que corrobora com a mudança de perfil do paciente, que se tornou mais exigente, com a evolução do atendimento e com inovações tecnológicas que entregam novas soluções, como por exemplo, a prescrição digital.

Prescrição Digital

Ouvir o paciente, ser empático, transmitir de forma clara, aquilo que o paciente precisa saber e dar a atenção que ele necessita, são pautas importantes nos dias atuais e muito cobradas pelas mais diversas pessoas físicas e jurídicas que compõem a nossa sociedade.

Uma grande novidade que está revolucionando o atendimento médico é a prescrição digital. E nesse ponto é importante ressaltar que a informatização dos processos, ao contrário do que se pode pensar, não necessariamente deixa o atendimento mais frio ou distante, muito pelo contrário, a tendência e ao mesmo tempo o objetivo é humanizar ainda mais o atendimento, como já está acontecendo.

Um atendimento humanizado é constituído pela dimensão humana, mas também pela dimensão digital que, se utilizada de forma adequada, aproxima o paciente impedindo assim que o mesmo, passe por problemas enfrentados ao longo do século 20 e que reverberam ainda no século 21. Pacientes que precisavam e ainda precisam do atendimento público, em muitos casos lidam com a demora e com a falta de celeridade para receber exames além de enfrentar  grandes filas para renovar receitas.

A prescrição digital, é uma mudança de paradigma , pois muitos medicamentos já estão sendo prescritos numa plataforma digital o que aumenta segundo alguns médicos, a segurança para o paciente e um desfecho clínico muito mais assertivo.

Imagine a seguinte situação: você precisa comprar um remédio e por algum motivo o médico está distante e não pode prescrever pessoalmente. Este é um dos inúmeros exemplos em que a prescrição digital pode ser utilizada.

Uma receita digitalizada dá mais segurança para médicos e pacientes fazendo com que ela chegue na outra ponta de forma coesa, sem rasuras e mais fácil de ser entendida.

Um erro simples sobre a utilização de um medicamento pode gerar litígios judiciais com multas num valor elevadíssimo, e isto sempre que acontece é um grande transtorno  para paciente, médicos, profissionais de saúde e farmacêuticos.Nesse sentido a prescrição digital oferecerá uma segurança maior a esses quatro agentes.

Prescrição Digital – Uma transformação cultural

Prescrição Digital

A Prescrição Digital para os médicos vai ajudar bastante, principalmente  por que muitos desses profissionais atendem em lugares distantes  e às vezes em cidades diferentes. Ter em mãos uma solução que facilite o contato com o paciente, oferecerá um atendimento mais eficaz e personalizado.

Isso não deixa de ser uma mudança cultural profunda, e nesse sentido é importante frisar que qualquer novidade gera, pelo menos inicialmente, como foi dito acima, uma resistência.

No entanto,o que se vê, é que o volume de prescrições digitais emitidas somente no Brasil (mais de 03 milhões) no ano de 2018 mostra que a aceitação pela viabilidade que gera, aponta para um caminho sem volta.

Revolução digital e as mudanças de paradigmas

Prescrição Digital

Falando ainda sobre resistência em relação às novidades ou inovações tecnológicas , vale lembrar que ela, sempre se fez presente historicamente. Era comum, sempre que aparecia alguma novidade tecnológica que visasse melhorar as relações e os processos, surgir uma resistência, desconfiança e projeções negativas sobre o futuro de uma determinada inovação. Por exemplo, na década de 80 quando os aparelhos de vídeos cassetes começaram a ganhar força aqui no Brasil, muitas pessoas foram contra argumentando que acabaria ou pelo menos esvaziaria os cinemas a partir daí. Não foi isso que aconteceu.

O surgimento do aparelho celular, o sistema de mensagens eletrônicas, causaram receios inicialmente, devido a questões ligadas à segurança e hoje ele faz parte da nossa rotina de forma tão natural que muitas pessoas se perguntam como viviam antigamente sem essas tecnologias.

Sendo assim a prescrição digital, surge, como um novo portal para o futuro, dando novos ares para o atendimento médico. Erros como a troca de medicamentos devido a uma rasura na prescrição, a não identificação dos remédios pelo não entendimento da informação que está na prescrição e até mesmo alteração na dosagem dos medicamentos estão com os dias contados diante dessa nova solução.

São muitos os avanços tecnológicos ligados a área da medicina que vem para melhorar ainda mais o atendimento. O Meu Médico, por exemplo, é um aplicativo que melhora a comunicação do profissional de saúde com o seu paciente fazendo a gestão do seu atendimento e disponibilizando um canal direto entre a sua instituição e o paciente.

Facilitar a vida das pessoas, alcançar a cura, ajudar no tratamento de doenças são desafios que a Medicina sempre enfrentou, porém agora com os avanços tecnológicos e as soluções encontradas uma nova era já se faz presente, a prescrição digital faz parte disso.

Marcelo

Bitnami